quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Como estudei/estudo inglês



Oláaa pessoal, tudo bem? Espero que sim!

Hoje vim dar algumas dicas sobre como estudar inglês, dicas que funcionaram e continuam funcionando pra mim. 
Quando eu fechei o intercâmbio, eu tinha o inglês considerado básico, já tinha estudado em algumas escolas de inglês, mas meu inglês estava estacionado. E isso era uma das coisas que me preocupava, pois eu queria conseguir um bom nível no teste da agência. 
Foi em fevereiro que eu comecei a fazer aulas de inglês particular, o que me ajudou muito, e não somente isso, usei outras formas legais e "educativas" ao mesmo tempo. O bacana é você aprender fazendo algo que gosta, mas como isso? Aí vai coisas que eu gostava de fazer e era/são ótimos métodos pra estudar:

- Assistir filmes/séries em inglês com legenda em inglês.
Eu assistia filmes que já havia assistido antes, aqueles preferidos que a gente assiste 10000x e não enjoa, sabe? É uma dica muuuuito boa!
E não se preocupe em não entender algo na hora do filme, por que o interessante é realmente isso acontecer, pra você pausar, e pesquisar sobre aquela expressão ou palavra que não entendeu, é muito bom pra aprimorar seu vocabulário. 
Gosto de assistir pela Netflix americana, se quiserem posso fazer um post de como consigo acessar. Tem uma variedade enorme de filmes e séries, e todos com a opção de legendas em inglês, é ótimo!

- Ouvir músicas em inglês, ler a letra e tentar cantar corretamente.
Essa era a forma que eu mais gostava, sério! Colocava uma música bem alta, abria uma outra página com a letra da música e primeiro eu escutava ela inteira e ia lendo a letra ao mesmo tempo. Depois, antes de começar a cantar, eu lia frase por frase da música. Começava lendo lentamente, e depois lia mais rápido pra ficar o mais igual possível da forma que eles falam. Dai eu colocava a música e cantava junto. E eu cantava váaarias e várias vezes até aprender mesmo! 

Um site INCRÍVEL é o Lyricstraining. Ele é tipo um karaokê.
É muito simples, você escolhe uma música de sua preferência, logo aparece uma tela pra escolher o nível que você quer, assim:



Depois de escolher, a música começa, e ai você tem que preencher a letra corretamente nos espaços vazios, assim:


- Assistir filmes/desenhos/séries infantis com legenda em inglês.
É quase o mesmo esquema do filme, mas é uma forma melhor ainda de estudar, pois geralmente o vocabulário é mais fácil. Não tem tantas gírias ou palavras mais difíceis de "adultos", entendem? hahaha eu acho que a melhor forma de começar a estudar inglês é com filmes, series, livros e desenhos infantis. 
Eu assistia sempre episódios do desenho "Daniel Tiger's Neighborhood" na Netflix, era bem fácil de entender e os personagens não falam rápido demais. Também já assisti "Backyardigans" in english com meu sobrinho, ele adora e eu assistia com ele, é bem fofo e fácil de entender.

- Pensar e conversar sozinho em inglês.
Esse pode ser o mais "estranho" de todos, mas juro, ajuda demais! Fale com você mesmo na frente do espelho, finja que está em uma entrevista de emprego ou até mesmo uma entrevista no Skype com as host families, e responda sozinho perguntas do tipo "Qual sua maior qualidade e defeito, e porque?" "O que você mais gosta de fazer." "Fale sobre você e sua família" "Qual seus sonhos?". Sério gente, é muito bom, ainda mais pras pessoas que assim como eu tem um pouco de vergonha em treinar inglês com outras pessoas, e por conta da vergonha travam na hora de falar. Então se joga quando você está sozinho. E force PENSAR em inglês também, por exemplo, quando você for tomar banho, ao invés de pensar "Vou tomar banho agora", pense "I'm going to take a shower now" or "I'm going to the kitchen to eat something" "Now, I'm going out with my friends", sabe? Pense tudo e se quiser até fale em voz alta o que vai fazer. 
Ahh, outra coisa também, se você tem animais de estimação, converse com eles em inglês, tente treiná-los falando inglês, eu fazia muito isso e faço ainda kkkk.

- Fazer amizade com estrangeiros online.
Existem vários aplicativos e sites para fazer amizade, aqueles de relacionamentos. Você pode especificar que quer somente amizade, se seu foco não for namorar kkkkk. Converse pelo skype, ou por mensagem mesmo, tente ao máximo conversar sem traduzir. Se você não souber como falar tal expressão ou palavra, pense de uma outra forma que poderia ser falado e vai desenrolando seu inglês. NÃO TENHA MEDO DE ERRAR, entendeu? Ok, se você tiver vergonha de falar errado, fale pra pessoa que está aprendendo e que ela pode te corrigir, eles super entendem, e a maioria desses sites as pessoas estão ali pra aprender também, então relaxa, por que é errando que a gente aprende, sério mesmo!
Um site que eu sempre entro e é legal é o Omegle. Percebi que nele não tem tantas pessoas com segundas intenções, sabe? Claro que sempre vai ter, mas dá pra achar pessoas legais sim, e o foco é conversar conversar e conversar, treinar muito, ok? rs
Tem o WeChat também, que é um aplicativo pra celular. Confesso que por lá eu percebi que tem mais pessoas com segundas intenções, mas também não é impossível achar um amigo legal, tente!

Se você for traduzir algo, recomendo não ficar usando o Google Tradutor, pode até ajudar numa palavra ou outra, mas eu gosto de usar outros dois sites, o Linguee, que da várias opções de tradução e o melhor: ele te dá todo o contexto de onde a palavra/frase se encaixa. E o EnglishExperts, quando tenho dúvidas de como fala tal expressão ou palavra, procuro por lá e sempre tem fóruns de pessoas que também tem a mesma dúvida, e as respostas embaixo. É bem legal. 

E acho que é isso gente, a dica é estudar de uma maneira interativa e não de uma forma tediosa. A não ser que você precise fazer uma rotina de estudos, e realmente sentar pra estudar pra alguma prova importante, também acho super válido. Mas se você não tem pressa, vai estudando conforme consegue. O legal é sempre tentar manter contato com a língua, uns 30 minutos por dia já é muito bom e um ótimo passo! 

Desculpem o post enorme, mas espero que tenha ajudado quem precisa e qualquer coisa só deixar um comentário com sua dúvida ou me contatar nas minhas redes sociais. Pode falar comigo, eu adoro ajudar e sou legal, ta? prometo! kkkkk 

Beijo galera, até o próximo <3

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que gostou, Paloma!! Muito obrigada pelo comentário viu? Continue acompanhando!! :D
      Beijos :**

      Excluir

 

Guia Au Pair Template by Ipietoon Cute Blog Design